O que é
A norma regulamentadora 10 é uma orientação que regi as atividades que envolvem a manipulação de energia elétrica. Ela traz regras que esclarecem quais são os cuidados a serem tomados e como fazer isso.
Importância ?
Antes da criação da NR-10, os índices de acidentes e óbitos decorrentes deste tipo de atividade eram muito elevados. Desta forma, podemos dizer que a importância da NR-10 se dá pela diminuição do risco à vida, provida pelas disposições previstas em seu texto.
Além disso, a NR-10 também prevê que os colaboradores que trabalham nestas condições devem, obrigatoriamente, receber um treinamento sobre as disposições de segurança e prevenção, sendo que deve ocorrer uma atualização deste treinamento, no mínimo, a cada 2 anos. A NR-10 é uma forma de garantir que, não somente existam as melhores formas de prevenção e segurança, como também que elas sejam atendidas.
O que é
A NR 12 é a Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ela foi criada com o objetivo de regulamentar e definir padrões de segurança e qualidade nas rotinas produtivas que fazem uso de equipamentos. Sendo assim, seu principal objetivo é garantir a segurança, saúde e integridade física dos trabalhadores.
Importância ?
NR 12 é uma das mais extensas e importantes normas que consolidou as Leis Trabalhistas. Constantemente ela é revista para adequar suas proposições às novas tecnologias e ferramentas de trabalho.
Seus objetivos são a segurança do trabalhador, melhorias das condições de trabalho e tornar as rotinas que envolvem o uso de máquinas e equipamentos mais seguras. Para isso, ela propõe medidas de proteção coletiva, administrativas, organização do trabalho ou de proteção individual.
O que é
A NR 35 aborda sobre o trabalho em altura. Todos nós sabemos que trabalhar em locais altos, sem equipamentos de segurança que mantenham o trabalhador preso em caso de queda ou sem um treinamento que evidencie a conduta adequada, viola os princípios de segurança no trabalho. Sendo assim, a NR 35 traz todos os procedimentos, equipamentos e observações necessários para o trabalho em altura.
Importância ?
O treinamento e a capacitação sobre o trabalho em altura são fundamentais para conscientizar o trabalhador dos possíveis riscos relacionados com as atividades, uma vez que ele pode colocar a sua saúde em perigo. No entanto, o não cumprimento das exigências previstas na NR 35, bem como não capacitar ou treinar os colaboradores, pode trazer consequências legais para a companhia, como punições severas e multas que podem comprometer os serviços prestados pela organização.
O que é
Conforme a NR 10, a sigla SEP significa Sistema Elétrico de Potência, que consiste no conjunto de instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão, medição e distribuição de energia elétrica.
Por exemplo: Subestações, Geradores, Linhas (Transmissão ou Distribuição).
Importância ?
O Curso Complementar Sistema Elétrico de Potência (SEP) é considerado obrigatório para trabalhadores que são expostos diretamente à Alta Tensão (AT) no ambiente de trabalho, Ou seja, o MTE determina que profissionais que são expostos à eletricidade acima de 1.000 volts sejam capacitados a partir das diretrizes básicas para implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde.
Além disso, para realizar o Curso NR 10 Complementar SEP, é necessário que o profissional já tenha um aproveitamento suficiente no Curso Básico, também por exigência do MTE.
krawllertech@gmail.com
Fone: (92) 98116-9169
Segunda a Sexta de 08:00 as 17:00 horas